PLANEJAMENTO PATRIMONIAL
O planejamento patrimonial sucessório nada mais é do que uma plano de ação criado pelo patriarca e matriarca, responsáveis pela fundação da empresa patrimonial, com o objetivo de estruturar a continuidade do legado. O intuito é manter e controlar os ativos, buscando sempre a sucessão empresarial e a manutenção do principal patrimônio – A FAMÍLIA.
SUCESSÓRIO E SOCIETÁRIO
No momento do falecimento, podem surgir aparentes conflitos entre as normas de Direito Sucessório e as especificidades do “Direito Societário”, ramo do direito que se ocupa do estudo das sociedades em geral e de questões atinentes aos seus sócios e administradores.
HOLDING FAMILIAR
Basicamente, a holding familiar é uma empresa constituída por pessoas da mesma família. A sociedade tem o objetivo específico de administrar o patrimônio dos familiares, que são pessoas físicas.
HOLDING
Com origem legal no Brasil em 1976, uma holding nada mais é do que uma sociedade criada com o objetivo de administrar uma ou mais empresas (conglomerados). Ela serve para administrar e detém a maioria das ações ou cotas dos negócios que a compõem. Isso é muito comum pelo planeta, especialmente nas médias e grandes empresas, que através dela melhoram a estrutura do capital e buscam obter os diversos benefícios que ela pode trazer. Uma holding pode ser um tremendo diferencial e permitir uma atuação mais ampla e segura no segmento, dando uma forte vantagem competitiva.
TESTAMENTO
Testamento é a manifestação de última vontade pelo qual um indivíduo dispõe, para depois da morte, em todo ou uma parte de seus bens. Devido ao fato desta livre manifestação de vontade gerar efeitos jurídicos, o testamento é considerado um negócio jurídico.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Governança corporativa ou governo das sociedades ou das empresas é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada.